Plasc

Meu Médico humaniza a saúde com foco na prevenção

05/08/2022




Meu Médico - Plasc

Com uma programação especial mães, pais e crianças foram estimuladas a refletir sobre os benefícios da vida saudável, seja por meio de palestra da pediatra da Clínica Meu Médico, Raquel Daibert, seja pela recreação infantil com distribuição, inclusive, de lanchinho saudável para a criançada.

 

A prevenção da saúde associa longevidade e qualidade de vida, por meio de ações preventivas capazes de promover o bem-estar geral das pessoas, das famílias, das comunidades sem visar nenhuma doença em particular. O importante nesta abordagem é evitar que elas se estabeleçam, prejudicando o bem viver. Ciente dos benefícios da promoção e da prevenção para pacientes, profissionais de saúde e para o sistema como um todo, o PLASC oferece a seus clientes a clínica Meu Médico.

Um ambiente inovador, acolhedor e humanizado para favorecer e estimular a relação médico-paciente, uma vez que o cliente é acompanhado por um profissional de confiança que passa a ser sua referência de cuidado no gerenciamento de grande parte de suas necessidades de saúde, de forma eficiente e acessível. Por isso, o Meu Médico oferece também ações de educação em saúde, como palestras (presenciais ou por meio de lives), aferição da pressão arterial, orientações sobre autoexame de mama, feiras da saúde, entre outras.

Um dos exemplos dessa interação com o cliente marcou as comemorações, nesta semana, pelo Dia do Pediatra, celebrado em 27 de julho. Com uma programação especial mães, pais e crianças foram estimuladas a refletir sobre os benefícios da vida saudável, seja por meio de palestra da pediatra da Clínica Meu Médico, Raquel Daibert, seja pela recreação infantil com distribuição, inclusive, de lanchinho saudável para a criançada. 

“Na Atenção Primária, o pediatra é o profissional que reforça os cuidados com a criança, a partir do que ela recebe em casa. Às vezes, os pais não percebem sutilezas que acontecem no dia a dia, e a gente tenta refinar essa atenção. O pediatra age de forma preventiva, tentando evitar problemas básicos que vão repercutir na vida dessa criança não apenas na infância, como também na adolescência e na fase adulta”, explica Raquel.

“O atendimento na Atenção Primária é voltado para os detalhes. A consulta é mais demorada, porque nós temos que levantar o histórico da família. Às vezes, precisamos saber também da saúde dos avós. Temos que conhecer detalhes da saúde dos pais, se possuem alguma doença e se são comuns na família. Por exemplo, se o pai ou a mãe ou ambos têm histórico de diabetes, é preciso ficar atento à alimentação da criança”, acrescenta a especialista.

Eventos de educação em saúde são fundamentais na construção das estratégias do cuidado oferecidas pelo Meu Médico. Cliente PLASC, Luciana Ferreira Sixel, que é mãe, ficou muito satisfeita por ter participado da programação pelo Dia do Pediatra. “O PLASC nos trouxe um ganho muito significativo com esse serviço, porque ele oferece uma aproximação nossa com o médico, e com isso temos mais liberdade para expor nossos problemas e nossas dúvidas”.

Prevenção de saúde vai muito além do atendimento padrão

Na clínica Meu Médico, os diagnósticos são pautados no histórico de saúde do paciente que é atendido prontamente ou por agendamento de consulta. A acolhida é feita pela equipe de enfermagem e pelo médico de referência. Nos casos em que há necessidade, ele é direcionado ao especialista.

“A atenção primária à saúde é um avanço para nossa operadora. Estamos trabalhando para que o Meu Médico seja o primeiro contato dos pacientes com nosso serviço, de forma que eles serão atendidos por uma equipe que irá conhecer e acompanhar a saúde como um todo e permitir a prevenção de doenças”, explica o diretor-técnico do Plasc, Ricardo Bedinelli.

O cuidado contínuo é fundamental para a prevenção da saúde. “Por isso, é importante o fortalecimento do vínculo, para o desenvolvimento de uma relação de confiança entre o paciente e a equipe de saúde. Isso impacta positivamente no atendimento e no acompanhamento de suas condições de saúde. É um cuidado mais personalizado, justamente para que o cliente sinta confiança e segurança nos profissionais que o atendem” afirma a enfermeira e coordenadora do Meu Médico, Eliziete Oliveira.

A cada atendimento, a enfermeira responsável acolhe o paciente, identificando suas necessidades iniciais. Em seguida, o médico realiza a consulta e insere o paciente em um grupo de gerenciamento, para que o acompanhe de forma permanente. “Se o médico necessitar do suporte de um especialista, encaminhará para a rede. Mesmo encaminhado, a equipe do Meu Médico continua cuidando deste paciente, através do gerenciamento em saúde”, explica Eliziete.

A clínica oferece consulta com médico da família e pediatra, investigação diagnóstica, tratamento e acompanhamento de doenças agudas e crônicas no ambiente acolhedor do Meu Médico, com conforto e agilidade.

Conheça os pilares da atenção integral à saúde

Acesso

Deve ser o primeiro recurso a ser buscado a cada necessidade do paciente, promovendo acesso fácil e rápido ao seu médico e equipe de saúde.

Continuidade

O paciente deve manter o vínculo com sua equipe de referência ao longo de sua vida, para que novas demandas, quando surgirem, sejam resolvidas de forma mais eficiente e efetiva.

Coordenação do cuidado

Para garantir a continuidade da assistência, a Atenção Integral é responsável por organizar, coordenar e integrar todas as ações ao longo da vida de cada indivíduo.

Integralidade

Independentemente do nível de atenção que o paciente esteja, a integralidade implica na corresponsabilidade da atenção integral à saúde promover a união de todos os serviços necessários para cuidar do paciente.

Meu Médico PLASC

Rua Dr. José Cesário, 57 – Alto dos Passos

Telefone: 3257-3450

Funcionamento: segunda a sexta, de 8h as 19h, exceto feriados.

Redes sociais: @planoplasc

Conteúdo: Tribuna de Minas



NÓS LIGAMOS PRA VOCÊ

Preencha os dados e nós entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas
Sem custos, sem compromisso

Fale com um consultor de vendas


Av. Barão do Rio Branco, 3545 - Centro, Juiz de Fora - MG

Atendimento

0800 257 9000

Teleorientação Médica:

32. 3250-1212

Atendimento por WhatsApp